
Com o programa, SecultBA assegura estabilidade e planejamento de longo prazo para bandas contempladas no programa de manutenção Bandas Filarmônicas da SecultBA.
Lançado no dia 19 de novembro pelo governador Jerônimo Rodrigues, o ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) consolida a manutenção e o fortalecimento das Filarmônicas da Bahia como uma das ações continuadas do programa. Nesta nova etapa, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (SecultBA), assegura que as 20 Bandas Filarmônicas selecionadas pelo edital de Manutenção, lançado no Ciclo 1, assegurem suas manutenções com a renovação dos seus planos de trabalho, com a garantia de uma política de sustentabilidade e planejamento de longo prazo para essas instituições históricas.
A PNAB possibilita que as filarmônicas desenvolvam suas atividades formativas, artísticas e comunitárias com previsibilidade. O modelo apoia despesas de manutenção, aquisição de instrumentos, realização de ensaios, circulação e ações educativas, com reforço ao papel das corporações musicais na formação cultural de jovens e na vitalidade das cidades baianas. A continuidade do apoio às bandas filarmônicas integra a estratégia de democratização e territorialização da cultura na Bahia.
Além da continuidade do apoio financeiro para a manutenção das 20 Bandas Filarmônicas já asseguradas, o Programa de Apoio a Bandas Filarmônicas contará com ações de qualificações que serão desenvolvidas pelo Centro de Formação em Artes da FUNCEB, para que se tornem multiplicadoras, com ampliação da capilaridade das ações pedagógicas no território. A iniciativa fortalece o caráter formativo das corporações musicais e amplia sua inserção como espaços de aprendizagem e cidadania cultural.
A manutenção do apoio às filarmônicas integra o conjunto de investimentos do ciclo 2 da PNAB, com a garantia do apoio até 2028, as filarmônicas permanecem como um dos pilares estruturantes da política cultural da Bahia, reafirmando sua importância para a memória, a musicalidade e o desenvolvimento cultural em todo o estado.
A partir do ciclo 1 da PNAB, as filarmônicas receberam um conjunto robusto de apoios, com 20 iniciativas contempladas em 18 municípios, distribuídas por 11 Territórios de Identidade e seis Macroterritórios da Bahia. O investimento de quase R$ 1 milhão por ano garantem recursos para manutenção, continuidade de atividades e fortalecimento institucional, em consonância com a natureza plurianual prevista pelo programa.
Sobre a PNAB
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) é uma ação do Governo Federal em parceria com estados e municípios que garante investimentos contínuos para fortalecer a cultura em todo o país. Na Bahia, a PNAB apoia fazedores, coletivos e espaços culturais de diferentes áreas, promovendo acesso, diversidade e valorização das expressões artísticas em todos os territórios.
















Comentários