Bracell destaca avanços em preservação ambiental durante painel na Index Bahia

  Painel reuniu especialistas para discutir estratégias de conservação ambiental e gestão sustentável de áreas protegidas A gerente de Meio Ambiente e Certificações da Bracell, Meryellen Baldim, participou, nesta quarta-feira, 6, do painel “Áreas Preservação e RPPNs da Bracell e Veracel”, realizado durante a Index Bahia, no Centro de Convenções de Salvador. O encontro, que … Leia Mais





Dias D’Ávila e Mata de São João recebem serviços gratuitos do projeto Mais Cidadania da Bracell


As atividades sociais ocorrerão nos dias 7 e 12 de dezembro, nas comunidades de Monte Belo (Dias D’Ávila) e Curralinho (Mata de São João), respectivamente

image.jpeg

Foto: Acervo Bracell

 

O projeto Mais Cidadania, desenvolvido pela Bracell, chegará aos municípios de Dias D’Ávila e Mata de São João neste mês de dezembro, com uma programação voltada ao bem-estar da comunidade. Neste domingo, 7, das 8h às 12h, a ação ocorrerá na comunidade de Monte Belo, em Dias D’Ávila, oferecendo gratuitamente serviços como corte de cabelo masculino e feminino, design de sobrancelhas e massagem terapêutica. As crianças também terão diversão garantida, com atividades recreativas e cama elástica.

A ação seguinte do Mais Cidadania será realizada no dia 12 de dezembro, também das 8h às 12h, desta vez na comunidade de Curralinho, em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador. Os moradores terão acesso aos mesmos serviços oferecidos na atividade de Dias D’Ávila, garantindo uma manhã de cidadania e bem-estar.

Cíntia Liberato de Mattos, gerente de Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell Bahia, destaca que as ações do Mais Cidadania nesses dois municípios são importantes por promover momentos de cuidado e valorização dos moradores. “Para nós, cada ação é uma oportunidade de cuidar das pessoas que fazem parte da área de influência da Bracell, especialmente das comunidades rurais. Queremos estar próximos, reconhecendo seu papel fundamental e levando serviços que reforçam cidadania, bem-estar e desenvolvimento local”, afirma.

Parte do Bracell Social, o projeto Mais Cidadania – realizado em parceria com as prefeituras dos territórios do Recôncavo, Litoral Norte e Agreste Baiano – busca estreitar a relação com as comunidades e garantir que os moradores tenham acesso facilitado e gratuito a serviços essenciais. Desde o início do ano, a iniciativa já passou por municípios como Itanagra, Alagoinhas e Catu, levando uma série de ações sociais.

 

Sobre o Bracell Social

 

O Bracell Social é o programa de investimento social da Bracell, guiado por três pilares fundamentais: educação, empoderamento e bem-estar. A iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde a multinacional atua. Por meio de 23 iniciativas distribuídas nas três vertentes, a Bracell fortalece práticas educacionais e ambientais, conta com ações de capacitação, empreendedorismo e geração de renda, além de iniciativas de promoção à saúde, cidadania e cultura.


Oposição cria versão distorcida e sem fundamento contra o governo


“Atordoado com a quantidade de obras, ações e políticas desenvolvidas pela administração Jerônimo Rodrigues, o grupo de ACM Neto apela para fabricar versões distorcidas e semear confusão, recorrendo insistentemente aos veículos que lhe servem para amplificar mentiras sucessivas”, disse hoje o deputado estadual Marcelino Galo (PT). “É falso afirmar que o governo infla artificialmente os investimentos na área social”, ressaltou.

“A oposição tenta negar o óbvio: mobilidade, saneamento, habitação, iluminação e urbanismo são áreas diretamente ligadas à qualidade de vida e ao desenvolvimento das cidades — e isso é reconhecido pela Constituição Federal. São políticas sociais que estruturam o cotidiano da população e reduzem desigualdades. Não há artifício contábil: há investimento real”, reforça o deputado.

Segundo ele, a gestão de Jerônimo acumula avanços em múltiplas frentes, o que explica o desconforto do grupo adversário: expansão das escolas de tempo integral, modernização de hospitais regionais, novas obras de mobilidade urbana — com corredores estruturantes e o avanço do VLT — além da preparação para a Ponte Salvador–Itaparica. Somam-se a isso o fortalecimento das ações de combate à fome, a ampliação dos programas sociais e o reforço da segurança pública com mais efetivo, equipamentos e operações integradas. “É um governo que trabalha com constância e entrega resultados concretos para baianos e baianas.”

O deputado afirma ainda que a oposição “cria factoides para desviar a atenção da completa ausência de propostas do ex-prefeito blogueirinho, que não apresenta uma ideia, não oferece contribuição concreta e não tem histórico de serviços prestados ao povo”. O discurso dele (ACM Neto) é vazio, preocupado mais com lacração do que com o bem-estar dos baianos — e, para mascarar isso, recorrem à mentira”.


Festival A Bossa começa esta semana em Juazeiro e reúne três dias de música e homenagens a João Gilberto Programação segue até o dia 30 de novembro no Centro de Cultura João Gilberto e na Orla II


O Festival A Bossa, em Juazeiro, reune artistas, pesquisadores e convidados se reúnem até domingo, 30, para celebrar o legado de João Gilberto. A programação ocupa o Centro de Cultura João Gilberto e a Orla II, com rodas de conversa, encontros musicais e shows que aproximam diferentes gerações da música brasileira. O evento é uma realização da Prefeitura de Juazeiro e da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE), com apoio da Caixa, Governo do Brasil, Bahiagás e Governo da Bahia.

A abertura na sexta, 28, no Centro de Cultura João Gilberto teve a inauguração da obra O Nascimento da Bossa Nova, criada por Alex Moreira. Logo depois, a Arena recebeu o Bate-Papo & Bossa Talkshow com Armando Pittigliani e convidados, que revisitam histórias, bastidores e influências da bossa nova no Brasil e no mundo. Ainda à noite, mais uma edição do Edésio Santos da Canção. Na Orla II, a noite seguiu com shows de Lenine, Roberto Menescal & Théo Bial, Maurício Dias e Silas França.

Neste sábado (29) o Bate-Papo & Bossa Talkshow volta a reunir Armando Pittigliani e convidados na Arena do Centro de Cultura. O Edésio Santos da Canção segue às 19h, também no local. Na Orla II, a programação traz apresentações de Mônica Sangalo, Loulu Gilberto, Daniel Jobim e do Quinteto Sanfônico do Brasil.

O encerramento, no domingo (30) será na Orla II, a partir das 19h, com shows de Alexandre Leão e Roberta Sá, além da apresentação e premiação dos vencedores do Edésio Santos da Canção. Vanessa da Mata fecha a noite com um repertório marcado por sucessos e parcerias que atravessam fases diferentes da MPB.

Realizado na cidade natal de João Gilberto, o festival reforça a ligação do artista com a região e evidencia a influência que sua obra exerce sobre músicos, pesquisadores e novos criadores. A mistura de gerações, a presença de nomes consagrados e o estímulo à formação de novos artistas ampliam o alcance do evento e fortalecem a memória do criador da bossa nova.

Fotos 📷
Jairo Goldflus – Lenine
Luiz Paulo Nunes – Mônica Sangalo
Maju Magalhães – Roberta Sá
Rodolfo Magalhães / Vanessa da Mata


Jerônimo Rodrigues defende transição energética justa 


Jerônimo Rodrigues destacou o protagonismo do estado na transição energética e nos debates globais sobre sustentabilidade

Tribuna da Bahia, Salvador

Foto: Divulgação/Reprodução

Por Henrique Brinco

Durante a COP30, realizada nesta semana em Belém (PA), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacou o protagonismo do estado na transição energética e nos debates globais sobre sustentabilidade. Em entrevista para a rádio Metrópole FM ontem, o gestor afirmou que o evento simboliza coragem política e reforçou a posição de liderança do Brasil no cenário ambiental.

“A Bahia e o Brasil não ficam de joelhos nesse debate. Nós não devemos favor a nenhum país. Fazemos o nosso dever de casa. Hoje, 98% da energia que a Bahia consome é renovável, e em poucos anos ninguém vai segurar esse avanço”, disse Jerônimo, ao comentar o papel do estado nos esforços de descarbonização e na promoção da justiça climática.

O governador ressaltou que a COP30 representa o reconhecimento da importância do Norte e do Nordeste na agenda climática. Ele lembrou que a Bahia vem atraindo indústrias de carros elétricos e expandindo sua matriz de energia limpa. “A transição energética precisa ser justa e incluir os mais pobres, que não podem pagar novamente a conta da desigualdade”, afirmou. Segundo Jerônimo, o estado apresentou em Belém um portfólio de projetos concretos, como o Hospital do Câncer de Feira de Santana, novos aeroportos e obras de abastecimento, integrando desenvolvimento humano e sustentabilidade.

Eleições 2026 – Na mesma entrevista, o governador reconheceu que a disputa eleitoral de 2026 já começou, mas defendeu que temas como segurança pública e combate à fome não devem ser contaminados por disputas políticas. “É natural que as pessoas se preparem para as próximas eleições. O que não fica bem é quando se mistura as coisas. Fazer política é legítimo, mas não podemos deixar um motorista de táxi ou de Uber inseguro porque já estamos pensando em 2026”, pontuou.

Jerônimo também criticou governadores e prefeitos de oposição ao presidente Lula que tentam barrar propostas do governo federal para a área da segurança. “Uma coisa é fazer oposição, outra é não querer sentar junto. O problema da segurança não é de um estado ou de um prefeito. É preciso construir soluções conjuntas com o Governo Federal e o Congresso”, afirmou.

O governador destacou ainda a parceria com o prefeito de Salvador, Bruno Reis, na elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública. “O prefeito nos convidou a participar do debate, e nossas equipes se reuniram. Ele contratou uma empresa para elaborar o plano, e nós contribuímos com nossa experiência. É assim que se faz política pública: com diálogo e cooperação”, concluiu Jerônimo.


Com orçamento cinco vezes menor, Bahia supera São Paulo e assume liderança inédita em investimentos no Brasil


 

Em uma virada histórica que desafia a lógica orçamentária tradicional, a Bahia ultrapassou São Paulo e conquistou o primeiro lugar no ranking de investimentos de 2025. Com apenas 20% do orçamento paulista, o estado aplicou R$ 4,12 bilhões contra R$ 3,66 bilhões de São Paulo. O governador Jerônimo Rodrigues comemorou qie “Os números deixam claro que estamos sendo mais efetivos na destinação de recursos para atender à população. Isto se traduz nas inúmeras entregas que estamos fazendo na capital e no interior”.

A superação baiana vai além dos valores investidos. Enquanto São Paulo acumula uma dívida de 121% de sua receita, a Bahia mantém o menor endividamento entre os grandes estados, com apenas 33%. “Isto significa mais escolas de qualidade, avanços importantes na rede de saúde, mais segurança e melhor infraestrutura em todo o Estado”, complementa Jerônimo Rodrigues, destacando o impacto prático dos investimentos.

A dupla conquista baiana – liderar em investimentos com a menor dívida do país – estabelece um novo paradigma na gestão pública. O estado demonstra que eficiência na aplicação de recursos supera volume orçamentário, oferecendo uma lição de gestão para toda a federação. Case que comprova o sucesso e a retórica de que é possível fazer mais com menos, desde que haja priorização correta e responsabilidade fiscal.