Alagoinhas alcançou posição de destaque ao integrar a Lista A do Indicador de Capacidade Municipal (ICM) em Gestão de Riscos de Desastres, figurando entre os seis municípios baianos mais bem avaliados no índice. O resultado reforça o compromisso da gestão municipal com a segurança da população, a prevenção de desastres e o fortalecimento da resiliência da cidade diante dos impactos das mudanças climáticas.
De acordo com a Defesa Civil Nacional, apenas seis dos 17 municípios baianos com mais de 100 mil habitantes alcançaram a classificação máxima do indicador. Além de Alagoinhas, integram a Lista A as cidades de Camaçari, Ilhéus, Itabuna e Salvador.
O Indicador de Capacidade Municipal (ICM) é uma avaliação realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e constitui uma ferramenta estratégica para mensurar o grau de preparação dos municípios brasileiros frente a eventos adversos, como enchentes, deslizamentos, secas e outros desastres naturais.
A metodologia do ICM considera 20 variáveis, distribuídas em três dimensões: instrumentos de planejamento e gestão, coordenação intersetorial e capacidades institucionais e políticas, programas e ações. A partir desses critérios, os municípios são classificados em quatro níveis de capacidade: A (alta), B (intermediária avançada), C (intermediária inicial) e D (inicial).
Para o prefeito Gustavo Carmo, “o reconhecimento nacional é resultado do esforço permanente que Alagoinhas tem feito para se preparar melhor diante dos desafios climáticos e sociais. Seguimos avançando com planejamento e trabalho conjunto para proteger a população”.
O diretor da Defesa Civil, Clélio Mendes, ressalta que este “é um momento histórico para Alagoinhas, pois demonstra a eficiência e o compromisso da gestão municipal na prevenção e resposta a desastres”. Na opinião dele, “o resultado é fruto de planejamento, capacitação contínua e integração entre os órgãos que atuam diretamente na segurança da população, em conjunto com a Defesa Civil”.
O secretário de Mobilidade e Ordem Pública, Hilton Ribeiro, também destacou o que “o reconhecimento reflete o trabalho incessante que Alagoinhas tem feito para se preparar melhor diante dos desafios climáticos. É um resultado que evidencia a condução responsável da gestão do prefeito Gustavo Carmo, com investimentos, planejamento estratégico e uma equipe técnica comprometida com o bem-estar da população”, pontua.

















Comentários