Alagoinhas: operação no Centro regulariza comércio informal e organiza o trânsito


5 de dezembro de 2025, 10:12

Os agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Ordem Pública (Semorp) iniciaram, na manhã desta sexta-feira, 5, a “Operação de Controle do Uso do Solo no Centro de Alagoinhas”, com o objetivo de definir parâmetros mínimos para a circulação de pessoas, assegurando maior segurança, conforto e melhor fluidez no trânsito da área. A ação, que acontecerá durante todo o mês de dezembro, contou também com a participação de agentes da Guarda Municipal e da equipe da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).

“Fizemos reuniões com os ambulantes, definindo critérios básicos de utilização para a quantidade de cestos, a necessidade de manter o ambiente limpo, evitando usar a via como depósito de mercadoria, deixando exposta apenas a mercadoria que será vendida. A operação é focada no comércio informal, sendo que a Semorp já tem o cadastro dos ambulantes, e estamos, assim, fiscalizando e controlando a presença também de ambulantes que vêm de fora, sem autorização para o comércio e ocupação do solo urbano. A ideia é não permitir que o local fique desorganizado, onde prezamos pela preservação do trânsito e o comércio legalizado”, explicou o secretário da Semorp, Hilton Ribeiro.

Rosenildo de Santana Santos, que trabalha como vendedor de frutas e verduras na região há décadas, contou que a presença da gestão municipal na organização e fiscalização trouxe mais tranquilidade. “Organizar o Centro, principalmente em dezembro, deixa tudo mais fácil e acessível para os nossos clientes, por exemplo. A cidade fica limpa, não tem gente de fora ocupando os espaços. Já tínhamos nos reunido com o pessoal da Semorp, e foi tudo certo, tínhamos consciência dessa fiscalização de hoje, cheguei cedo, arrumei minha barraca tudo certinho e não tive nenhum problema”, enfatizou o comerciante.

Segundo o diretor de Postura e Fiscalização do Uso do Solo da Semorp, Israel Brito, o trabalho também se estenderá para abordagens visando à regularidade de transportes. “Se houver alguém transportando pessoas de forma irregular, com documentação vencida ou faltando algum cadastro, a gente vai buscar a regularização dessas pessoas, encaminhando para a Semorp iniciar o processo com alvará, licença. Quando a pessoa está licenciada, regularizada, isso traz segurança para a população”, frisou o diretor.

De acordo com o subcomandante da Guarda Municipal, Wilson dos Santos, a prioridade é o trabalho de conscientização dos comerciantes, dos transeuntes e dos condutores, prezando o cotidiano da cidade. “É um trabalho que a gente faz em conjunto, onde estamos presentes sempre nessas épocas festivas. A Guarda Municipal já montou as equipes para estarmos mais fortemente nas ruas, porque é um mês que tem muita reincidência de assaltos. Estaremos nas áreas que mais demandam nossa presença para trazer maior tranquilidade para os munícipes e as pessoas que vierem de fora também para curtir este Natal aqui conosco”, concluiu.

 

Hilton Ribeiro
Rosenildo de Santana Santos
Israel Brito
Wilson dos Santos e Guarda Municipal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *