16º Festival do Umbu fortalece a agricultura familiar e movimenta economia de Manoel Vitorino e região


Encerrou, neste domingo (11), no município de Manoel Vitorino, a 16ª edição do Festival do Umbu, um evento que apresentou as potencialidades produtivas do município e celebrou a força da agricultura familiar. O Festival do Umbu, que já é tradição em Manoel Vitorino, valoriza e promove visibilidade a essa fruta típica do Semiárido baiano, que garante renda para inúmeras famílias baianas.
O Festival contou com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Rural (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), e do Governo Federal.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, ressaltou que o Festival tem consolida-se como um grande encontro, que une quem produz alimentos, especialmente agricultores e agricultoras familiares que trabalham com o umbu como principal matéria-prima, e toda a população que consome os produtos. “O Festival é também a oportunidade de movimentar a economia do município e região, além de ser uma importante fonte de geração de renda e de valorização da produção local e do território Médio Rio das Contas”.
O evento contou com a realização da Feira da Agricultura Familiar, que apresentou os produtos derivados do umbu e de outros sistemas produtivos e também com uma programação técnica, com palestras, orientações técnicas, espaços de diálogo, trocas de experiências e apresentações culturais.
A Cooperativa de Produção e Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia (Cooproaf) marcou presença no Festival, com uma diversidade de produtos derivados do umbu, a exemplo de geleia, doce cremoso, nego bom, compota, licor, sorvete, bolo e trufas.
“A 16ª edição do Festival do Umbu recebeu o apoio fundamental da CAR, nossa parceira sempre, que tem nos ajudado nas realizações da agricultura familiar. Sem o apoio da CAR, não teríamos realizando um Festival do Umbu dessa magnitude, aqui em Manoel Vitorino”, destacou Marilda Ouro, cooperada da Cooproaf.
A Cooproaf é uma das organizações produtivas da agricultura familiar beneficiadas pela CAR, tanto no processo de agregação de valor da produção, com a implantação de uma agroindústria na zona rural do município de Manoel Vitorino, quanto no apoio à logística e na comercialização, com a entrega de 2 caminhões e implantação de uma loja própria, na sede do município. A Cooproaf também foi uma das selecionadas no edital Comida no Prato, executado pela CAR, em parceria com o Programa Estadual Bahia sem Fome.
Fotos: Ascom Prefeitura de Manoel Vitorino
Texto: Ascom CAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *