Candidatura de Rui em 2026 deixa grupo de ACM Neto em pânico


Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo

Foto: Reprodução

A candidatura de Rui Costa nas eleições de 2026, cada vez mais certa, tem deixado os principais aliados de ACM Neto tensos com o futuro do ex-prefeito de Salvador, derrotado na eleição para governador da Bahia em 2022.

Isso porque a expectativa dos netistas era a de que Neto disputasse o Governo em 2026 e, sem repetir os erros que lhe custaram a eleição, tivesse alguma chance de derrotar o atual governador Jerônimo Rodrigues. Entretanto, a candidatura de Rui muda todos os cenários previstos.

Se for candidato a senador na chapa de Jerônimo, Rui Costa, que saiu do governo com recordes de aprovação, praticamente garante a vitória do atual governador, ainda que Jerônimo esteja com a popularidade em baixa – o que não é o caso, segundo as pesquisas. Algo semelhante aconteceu no Ceará em 2022, quando Camilo empurrou o então desconhecido Elmano ao cargo de governador do estado.

Já se for o escolhido por Lula para a sucessão presidencial, hipótese cada vez mais provável, Rui também “puxa” Jerônimo para uma vitória com recorde de votos, uma vez que há a associação direta da imagem dos dois baianos. Seria algo semelhante ao que aconteceu com a dobradinha de Jerônimo com Lula.

Nesta segunda, Rui foi o escolhido por Lula para entregar a mensagem presidencial ao Congresso, mostrando força e prestígio com o presidente.

ACM Neto já disse a aliados que não disputará mais o governo se não tiver chances reais de êxito, como tinha em 2022 e acabou engolido pelas urnas no primeiro e segundo turno. Com Rui Costa na disputa, independente da posição que estiver, Neto deve ficar de fora de disputas majoritárias.