Detergentes Ypê: consumidores reclamam de dificuldades para recall


 

Nas redes sociais, consumidores apontam demora no atendimento pela Ypê. Empresa diz que entrará em contato com quem solicitar recolhimento

Divulgação/Ypê
Foto mostra detergentes ypê enfileirados

Consumidores estão reclamando nas redes sociais que não estão conseguindo contatar o serviço de atendimento destinado ao recall dos detergentes Ypê. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda, a distribuição e o uso de alguns lotes do detergente por “potencial risco de contaminação microbiológica” na última terça-feira (7/5). A Química Amparo, empresa que fabrica o Ypê, informou que os consumidores devem buscar a empresa “por meio do SAC e-mail: [email protected] ou telefone: 08001300544” para esclarecer dúvidas e receber orientações sobre como devolver os

detergentes que precisam ser retirados de circulação

.Nesta sexta-feira (10/5), porém, os serviços de atendimento telefônico da Química Amparo não estavam funcionando e os consumidores foram às redes sociais se queixar. “O número do SAC só é atendido por um computador que não entende o que seres humanos falam”, afirmou um consumidor no X, antigo Twitter. “A Ypê nem sequer tem um SAC confiável. Vergonha!”, acrescentou outro. A empresa afirma que está cadastrando todos os números que entram em contato e que retornará as chamadas. Alguns consumidores reclamam de atraso do recall, uma vez que a maioria dos produtos foi fabricada em 2022. “Joguei fora semana passada dois detergentes Ypê que estavam com cheiro de podre, horríveis”, comentou um usuário. “Bem que meu marido falou ano passado que tinha uns ypê com cheiro podre”, disse outra pessoa no X.

A página do Reclame Aqui relacionada ao produto foi inundada de queixas. A resposta é padrão para todos: “após a identificação de tais lotes em nosso controle de qualidade, iniciamos, no mês de abril, o recolhimento voluntário e substituição dos produtos, seguindo as diretrizes da Anvisa”.

Veja a íntegra da nota da fabricante do Ypê

A Química Amparo informa aos consumidores que alguns lotes específicos de lava louças Ypê podem apresentar descaracterização em seu odor tradicional, sem gerar risco à saúde ou segurança do consumidor e sem impactar a performance do produto.

Devido ao compromisso com a qualidade, a empresa possui rigorosa análise dos seus produtos, o que inclui monitoramento dos itens até o prazo final de validade. Após verificar que esses lotes não estavam em conformidade com os padrões internos adotados, a empresa optou pelo seu recolhimento voluntário. Essa ação, iniciada em abril, foi comunicada previamente à Anvisa e, posteriormente, publicada pelo órgão.

Importante reforçar que o recolhimento voluntário se refere exclusivamente a determinados lotes, não afetando os demais para comercialização e uso. Consulte os lotes envolvidos link na bio ou acesse o site www.ype.ind.br

Caso possua uma unidade dos lotes indicados, por favor, entre em contato conosco para a substituição gratuita por meio do SAC e-mail: [email protected] ou telefone: 08001300544.